Logo
  • Governo lança Prêmio Fapema 2019

    Com foco em diversificar a produção científica no Maranhão, o Governo do Estado abriu mais editais de fomento à pesquisa. A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Tecnológico (Fapema) lançou o edital para o Prêmio Fapema 2019, que premia pesquisas científicas e de inovação tecnológica no Estado, editais nas áreas de monitoramento de serviços de saúde (em Caxias), além de apoio a programas e projetos de incentivo internacional de ciência e inovação. Todos os editais estão disponíveis na plataforma da Fapema, por meio do site www.fapema.br.
    O edital voltado para o polo de Medicina em Caxias tem como objetivo intervir na realidade epidemiológica, sanitária e sociocultural, propor projetos na rede assistencial, além de contribuir para a formação acadêmico-científica dos estudantes de Medicina, por meio de estágio e desenvolvimento de projetos de extensão.
    Com essa iniciativa, serão destinados recursos financeiros no  valor  total  de R$ 587 mil, para apoio de projetos que podem contemplar os eixos: saúde da criança, saúde da mulher, saúde do adulto e do idoso, endemias negligenciadas e emergentes, além de assistência psicossocial. Os interessados podem submeter os trabalhos até o próximo dia 23 de agosto, e o resultado final será conhecido a partir do dia 21 de outubro de 2019.
    Além das fronteiras
    Já o edital para disseminar os programas e projetos de apoio internacional de ciência e inovação tem como finalidade oferecer plataforma para líderes de grupos em início de carreira, no Brasil, para interação no Reino Unido. Além disso, visa estimular a capacidade de investigação facilitando a formação e a transferência de competências entre os dois países.
    “Agradeço ao presidente da Fapema, professor André Santos, e toda equipe, pela produtiva reunião com os pesquisadores da UEMA. Destaco, em meio a tantas dificuldades, o esforço que permitiu o aumento da cota de bolsas de Mestrado. Ciência requer investimento”, destacou o reitor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Gustavo Costa.
    Prêmio Fapema 2019
    A Fapema também lançou edital para premiar a pesquisa científica maranhense. A edição de 2019 terá um total de R$  200 mil em prêmios, distribuídos entre estudantes do ensino médio, técnico, graduação, pós-graduação, mestres, doutores, pesquisadores, inventores e profissionais graduados em Comunicação Social. Os ganhadores receberão diploma e troféu oficial do concurso e prêmio em dinheiro.
    Os vencedores, em cada categoria, serão conhecidos na cerimônia de premiação, no dia 5 de dezembro, que acontecerá no Teatro Arthur Azevedo, na capital maranhense.
    Para a estudante de Engenharia Elétrica, Gerliane Chaves, ganhadora do prêmio na edição de 2017, a premiação é um estímulo para que pesquisadores deem um bom retorno à sociedade. “Ganhei o prêmio Fapema Neiva Moreira em 2017, com o trabalho de Vigilância Popular em Saúde, desenvolvido no bairro Pequiá de Baixo, em Açailândia. Desenvolver pesquisas de qualidade é uma forma de dar um retorno à  comunidade”, avalia.
    Em sua 15ª edição, o prêmio homenageia a professora Terezinha Rêgo, farmacêutica e bioquímica, idealizadora do Herbário Ártico Seabra e do Programa Farmácia Viva, mantido pelo Governo do Maranhão e que beneficia maranhenses em todo o estado, com tratamento fitoterápico.

    0 Comentários

    Deixe o seu comentário!

  • Anne Boutique

  • Policiais do 27º BPM prende estuprador em Rosário

    Policiais do 27º BPM prende estuprador em Rosário

    Um homem identificado como Walison Rodrigues dos Santos de 28 anos foi preso no início da noite desta segunda-feira (12), pela prática de estupro de vulnerável na cidade de Rosário, no Bairro Lagoa Azul, a vítima tem 17 anos, ela estava voltando da escola em uma bicicleta, quando foi surpreendida pelo indivíduo.A prisão aconteceu após policiais de serviço atenderem um chamado da central, de que ele teria cometido o crime de estupro, no endereço informado, a equipe de serviço foi até o local.

    Posted by Blog do Suerle Mourao on Monday, August 12, 2019
  • 3D INFORMÁTICA

  • A arte da nossa cidade Rosário

  • Assinar blog por e-mail

    Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

    Junte-se a 547 outros assinantes

  • error: Conteúdo Protegido